quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

FECTEM 2011 - Palco de Estrelas

Aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de dezembro o 9º FECTEM (Festival de Espetáculos da Companhia de Teatro Macunaíma) que se realizou no Auditório da Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, a abertura aconteceu na sexta-feira às 19h e reunião uma plateia lotada, nos dias seguintes o evento se deu das 9hs da manhã até as 18hs.
O festival teve seu inicio em 2001 através do Grupo de Teatro Macunaíma da pessoa do Diretor e Atual Vereador Tarcísio da Cultura, a ação tinha como objetivo primordial dar uma oportunidade para o teatro amador que era desenvolvido em nosso município, mas não tinha espaço no cenário teatral estadual, em sua primeira edição houve 15 espetáculos e de fundação até esse ano de 2011 já se passaram centenas de atores que tiveram suas vidas transformadas.
Fizeram-se presente no evento o Prefeito, Acilon Gonçalves, O Vereador, Tarcísio da Cultura, O Secretário de Cultura, Léo Abreu, O Coordenador de Atividades Culturais, Maciel Eduardo e o Diretor do Naec AloisioBruno, Paulo Bahia Bahia. Em fala o Prefeito Acilon Gonçalves ressaltou a importância que a Cultura tem para nosso município e como essa Educação Cultural pode mudar uma sociedade, ainda salientou a necessidade da ampliação de ações como essa , “A Cultura está consolidada em todos seus segmentos no município do Eusébio. Apresentamos espetáculos de qualidade na dança (Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel), na música (Recital da Orquestra de Câmara do NAEC) e agora no teatro (FECTEM). O município já está se tornando a referência de cultura no estado do Ceará. Na 8ª edição do Festival, ano passado, já tivemos peças de alta qualidade e esse ano não poderia ser diferente, a cada ano o Eusébio se aperfeiçoa no que faz, porque é feito com muita dedicação.”, falou o Prefeito. Por sua vez o Diretor da Cia de Teatro Macunaíma e Vereador Tarcísio da Cultura relembrou o principio daquele sonho a 19 anos atrás, das dificuldades enfrentadas pelo o grupo e como todo aquele sonho hoje é realidade, agradeceu ainda ao prefeito Acilon Gonçalves a Madrinha da Cultura Marta Gonçalves pelo apoio incondicional quando o assunto é cultura, Tarcísio ainda comemorou a aproximação da construção do Teatro Municipal que deve iniciar as obras em 2012, e concluiu sua fala assim: “Teatro é uma bela arte e temos que valorizá-la. Nunca menospreze a sua peça, não a chame de ‘draminha’ ou ‘comediazinha’, diga com orgulho que é sua e você já terá andado metade do caminho para o sucesso!”.
Nessa edição foram 27 espetáculos divididos nas categorias COMÉDIA, DRAMA, MONÓLOGO E DANÇA CÊNICA, as encenações foram todas provenientes de artistas de nosso município entre Polós de Atendimento, Escolas do Tempo Integral, NAEC Aloísio Bruno e Cia de Teatro Macunaíma. Muita emoção aconteceu nesses três dias de pura cultura em nosso município, vale ainda a ressalva que todo o evento foi totalmente gratuito.
Dos Jurados: Bruno Teixeira: Ator profissional há 4 anos, formado a em Letras pela UFC, atualmente como ator do Grupo Mirante do Teatro da Unifor e Profº de Português e Teatro em escolas públicas de Fortaleza. Alexsandro De Abreu Abreu: Ator profissional há 12 anos, formado pelo Colégio de Direção Teatral, pelo Teatro José de Alencar, experiência como ator pelos grupos Bagaceira e Mirante do Teatro da Unifor. Edivaldo Batista: Ator profissional há 10 anos, formado pelo IFCE (Instituto Federal do Ceará), atuante pelo Grupo Máquina. Em entrevista ao JCT Os Jurados Edivaldo Batista e Bruno Teixeira falaram um pouco do evento: Para ambos a formação de plateia e incentivo a arte aos jovens de nossa cidade é de suma importância e uma ação louvável, Edivaldo ainda salientou a importância da criação de mais festivais de artes, discursões sobre o assunto, e do deslocar pessoas por uma ação tão bela, além de ser um meio de afastar nossos jovens da criminalidade, “isso é uma iniciativa politica e social, social por que há uma complexa rede social envolvida, uma educação existencial e humana que é de inexplicável ganho para a sociedade e politica já pela propria ação de criar politicas que fazem ações como o FECTEM se concretizar", Falou Edivaldo. Bruno Teixeira por sua vez salientou como é bonito o festival, a oportunidade de poder presenciar uma arte tão inocente de caráter até complexa por alguns artistas, “A coragem de está no palco, nós atores profissionais passamos anos estudando para no fim acabar por fazer o que esses garotos fazem em um dia, um teatro verdadeiro, com amor, arte, alma e inteiramente puro, acontece no calor humano, sem uma contextualização imprópria que perca a beleza de fazer a arte”, Falou Bruno.
Foram 35 prêmios no total, segue a lista de premiação: Atriz Mirim Brincante: Espetáculo "O Livro de Helga" Vanessa que interpretou a Coruja. Atriz Mirim Coadjuvante: Espetáculo "Mogli - O Menino Lobo" Daiana que interpretou a Baguira. Atriz Mirim Revelação: Espetáculo "Castelo ra-tim-bum" Geovana que interpretou a Morgana. Melhor Atriz Mirim: Espetáculo "Aula Maluca" Samiri. Ator mirim Brincante: Espetáculo "Uma História do Velho Nordeste" Guilherme. Ator Mirim Coadjuvante: Espetáculo "Uma História do Velho Nordeste" Mateus. Ator Mirim Revelação: Espetáculo "O Causo do Tiquim" Mateus e Eduardo que interpretou Jose e Eduardo. Melhor Ator Mirim: Espetáculo "Aula Maluca" Júnior que interpretou o Fanho. Atriz Brincante: Espetáculo "O Livro de Helga" Andressa,que interpretou a irmã da Vanessa. Atriz Coadjuvante , Gênero Comédia: "Casa da Prima", Isabele que interpretou o Pai. Atriz Coadjuvante , Gênero Drama: "Atenção" Thamires. Atriz Revelação: Espetáculo "O Mendigo", Suliene Fernandes. Atriz Monologo: Espetáculo "Consuêlo". Melhor Atriz, Gênero comédia: Espetáculo "Um Quase Musical" Melhor Atriz, Gênero Drama: Espetáculo "Atenção", Suliane. Ator Brincante: Espetáculo "Era Quase uma Vez" Marciano. Ator Coadjuvante, Gênero Comédia "Espetáculo "Na Casa da Prima", Anderson. Ator Coadjuvante, Gênero Drama: "Atenção", Rogaciano Junior. Ator Revelação, G. Comédia: "Um Quase Musical", André Lima. Melhor ator, G. Monólogo: "Caçador de Sonhos", Alan Santos. Melhor Ator, G. Comédia: "Casa da Prima" Diego. Melhor Ator, G. Drama: "Vida de Retirante", Anderson Gaspar. Melhor Sonoplastia: Espetáculo "Um Quase Musical". Melhor Figurino: Espetáculo "Castelo ra-tim-bu". Melhor Maquiagem: Espetáculo "Palavra Cantada". Melhor Conjunto Cênico: Espetáculo "Era Quase Uma Vez". Melhor Direção pra Dança Cênica: Espetáculo "Junto e Misturado". Melhor Direção Monólogo: Espetáculo "Caçador de Sonhos" Alan Santos. Melhor Direção Drama: Espetáculo "Vida de Retirante". Melhor Direção Comédia: Espetáculo "Era Quase Uma Vez". Conjunto de Espetáculo: Daianny Pimentel. Melhor Espetáculo Dança Cênica: "Junto e Misturado". Melhor Espetáculo Monologo: "Caçador de Sonhos". Melhor Espetáculo Comédia: "Casa da Prima". Melhor Espetáculo Drama: "Atenção".

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More